TIRAMISSU

WIKIPÉDIA: O Tiramisú (ou Tiramissu) é um refrescante clássico pavê Italiano, cujo nome significa algo como “me escolha” (Tirami Su). Figurativamente, o nome pode ser traduzido ainda como “faça-me mais feliz” (ou menos triste)  Hoje em dia, o bolo é caracterizado por um gosto intenso e delicado. Para prepará-lo, seguindo a receita original, alguns ingredientes eram necessários: biscoitos. Savoiardi (um tipo champanhe), ovos, açúcar, rum e cacau. Na receita original não havia licor, já que destinava-se às crianças e idosos. A forma original do Tiramisú era redonda. Originalmente, o tiramisú é feito com queijo mascarpone. O mascarpone é um queijo muito cremoso, italiano, originário da região da Lombardia, e é conseguido através de uma mistura de leite de vaca (alimentadas com uma ração especial de ervas e flores) e uma solução de ácido tartárico. Felizmente aqui no Brasil, para quem não conseguir encontrar o mascarpone, pode muito bem ser substituído por cream cheese!!! 
Enquanto revelavam sua origem ao mundo, várias receitas e adaptações começaram a surgir.  Foi assim que o novo doce ficou famoso e conhecido em toda Itália. A lenda do Tiramusú se transformou no doce predileto das cortesãs devido as suas propriedade afrodisicas. Dessa forma, criou-se o habito de comer uma porção de tiramisú antes de cada encontro amoroso.
Amigas bom up!!!

No Blog da Vovó Cristina encontrei essa receita maravilhosa!!!!
Na receita tradicional se usa mascarpone, ela diz que é possível substituí-lo por cream cheese. Já tinha provado tiramissu na Itália, uma delicia!...Quando vi essa receita pensei...será que vai ficar boa com cream cheese??!!
Receita espetacular, é um brinde ao paladar! Difícil mesmo será comer apenas um pedaço! rsrsrs...Confira abaixo os ingredientes e o preparo:

Ingredientes
1 xícara (chá) de café forte e frio
2 colheres (chá) de essência de rum
150g de biscoito champagne
200g cream cheese
300ml de creme de leite
1 xícara de café de açúcar
1 colher (café) de baunilha
Cacau em pó para polvilhar

MODO DE FAZER
Prepare o café bem forte, eu usei 400ml de água para 2 colheres (sopa) cheias de pó de café, deixe esfriar. Misture ao café a essência de rum e reserve. Bata o creme de leite, na batedeira, bem batido até ficar cremoso e fofo, antes do ponto de chantily. Reserve. Junte o açúcar, o cream cheese e a baunilha, até ficar um creme bem liso e homogêneo. Delicadamente e sem bater, junte o creme de leite reservado e, misture bem.

MONTAGEM:
Em uma travessa refratária ou em taças individuais coloque parte do creme, em seguida umedeça os biscoitos no café rapidamente, porque o biscoito champanhe possui uma absorção instantânea. Acomode os biscoitos não muito juntos, formando uma camada sobre o creme. Monte outra camada com o creme e outra com os biscoitos banhados no café com a essência. Termine com o creme e alise bem a superfície. Polvilhe com o cacau em pó.
Deixe no congelador, no mínimo por duas horas e tire um pouco antes de servir.

Bjss

5 comentários:

disse... [Responder o Comentário]

Essa receita é pra comer gemendo e de olhos fechados.

bjim

disse... [Responder o Comentário]

Sandrica, fiz e ficou ma-ra-vi-lho-so!!!!!!
Minha filha que gosta de tudo muuuuuito doce achou sem açúcar, eu particularmente amei.

bjoooooo

disse... [Responder o Comentário]

Sandrica, fiz e ficou ma-ra-vi-lho-so!!!!!!
Minha filha que gosta de tudo muuuuuito doce achou sem açúcar, eu particularmente amei.

bjoooooo

Sandra (Yrarassy) disse... [Responder o Comentário]

Sil, realmente ele não é muito doce, por esse motivo que me apaixonei por essa sobremesa divina!!!
Uhuuuuuu que bom que vc gostou!!!
Bjss

Monica Uehara disse... [Responder o Comentário]

Hum! tiramissu é tudo de bom né? Fiquei com vontade só de olhar essa foto.

Related Posts with Thumbnails