O poderoso chá vermelho


O poderoso chá vermelho
Bebida oriental acelera o metabolismo,
facilita a digestão e ainda reduz o colesterol ruim
(Reportagem: Suzana Sakai | Foto: Divulgação)
Conhecido como devorador de gorduras, o chá vermelho é a mais nova arma para o combate aos quilinhos a mais. Apesar disso, os benefícios da bebida não se restringem à boa forma. Por ser rica em vitamina C, sais minerais e antioxidantes, ela ajuda a reduzir o colesterol ruim, retarda o envelhecimento, facilita a digestão e funciona como antidepressivo.
Extraído da planta Camelia sinensis (a mesma dos chás verde e branco, encontrada na Índia e na China), o chá vermelho potencializa os benefícios da erva, graças ao seu longo processo de maturação. “O chá vermelho diferencia-se pela fermentação, que ocorre no final do seu processo de preparo. O percurso de maturação do chá vermelho demora cerca de 60 anos. As folhas são comprimidas e armazenadas em barris, em condições especiais, e, durante o processo, a erva ganha cor de terra avermelhada com sabor terroso, porém sem amargor”, explica a nutróloga Samantha Christie Enande.
Em forma
Apesar de oferecer diversos benefícios a saúde, a principal procura pelo chá vermelho está relacionada ao combate à gordura. Acredita-se que a bebida ajuda a emagrecer até dois quilos por semana. “O chá acelera o metabolismo, portanto, ajuda na queima de calorias e medidas. O consumo recomendado é de, no mínimo, quatro xícaras por dia”, conta Samantha.
No entanto, vale ressaltar que a bebida é apenas uma coadjuvante no processo de emagrecimento. “O chá faz efeito somente quando aliado à dieta equilibrada e aos exercícios físicos. Ele sozinho não reduz a gordura”, afirma a nutricionista Daniela Jobst.
Além de acelerar a perda de peso, a bebida ainda diminui o inchaço, facilita a digestão e retarda o envelhecimento.
De bem com a vida
Outra característica que se destaca no chá vermelho é o seu poder antidepressivo. Em meio à correria e às pressões do dia-a-dia, muitas pessoas buscam uma fórmula para combater e prevenir a depressão.
Embora ainda não esteja comprovado cientificamente, o consumo de chá vermelho tem apresentado sinais positivos nesse sentido. Por ser enriquecida de vitaminas importantes, a bebida promove uma sensação de bem-estar e apresenta melhora discreta nos sintomas da depressão. “Há alguns estudos mostrando a relação do chá vermelho [Camelia sinensis] na modulação de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar. São os neurotransmissores que vão garantir essa sensação. O ideal é o consumo de três a quatro xícaras por dia”, diz Daniela.
Contra indicações
Mesmo sendo um tratamento natural, o chá vermelho possui contraindicações. A ingestão em excesso da bebida pode ocasionar problemas como ansiedade, insônia, TPM e cálculos renais. “Deve-se evitar o consumo à noite, pelo fato de o chá vermelho conter cafeína. A bebida ainda é contraindicada para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca e gestantes”, afirma Daniela.
Fonte NIPPOBRASIL
Modo de preparo
O chá vermelho é encontrado no mercado em folhas e em pó. Para prepará-lo, é preciso deixá-lo em infusão por 3 minutos em água fervida.
A bebida pode ser consumida quente ou gelada. O ideal é que se consuma de três a quatro xícaras ao dia e evitar ingeri-lo à noite.


6 comentários:

Unknown disse... [Responder o Comentário]

puxa nao vou poder provar! preciso de um que combata às contra-indicações! rs! adorei chegar aqui, um bj doce e apareça nas abobrinhas roberta
www.docesabobrinhas.com

Fabiana disse... [Responder o Comentário]

Sandra,
Nunca experimentei esse chá vermelho....
mas adorei conhecer um pouquinho mais e saber dos seus beneficios.
Na verdade, eu tomo muito chá verde, hábito que consegui depois de anos morando no Japão.
beijos

Borbols na cozinha disse... [Responder o Comentário]

Sabia algumas coisa sobre o chá vermelho, mas não tanto quanto aprendi aqui. Parabéns pela postagem,adorei..vou tomar, já estou usando pó de berinjela rsrsrs...
Bjókitas
Vc vai adorar a Vaca Atolada!!!

Fla disse... [Responder o Comentário]

Muito interessante, não sabia de metade do que está escrito aí.
Valeu por compartilhar.
Bjs

Unknown disse... [Responder o Comentário]

A informação é o primeiro passo para prevenção e controle da diabetes e hipertensão. Por isso, o Ministério da Saúde fez um site para você ficar sabendo de tudo sobre estas doenças. Acesse: www.saudenaotempreco.com.br

Siga-nos no Twitter e fique por dentro desta campanha: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Rachel disse... [Responder o Comentário]

Sandra, já tinha ouvido falar, mas ainda não tomei, agora que estou mais informada devido a suas informações, vou procurar por aqui e passarei a tomá-lo, vale tudo na luta por uns kilinhos a menos, não é mesmo, sem contar nos outros benefícios!
Bjuss!!!

Related Posts with Thumbnails